sexta-feira, 4 de julho de 2008

A estrela do sistema solar

Fonte de luz e calor situado a 150 milhôes de quilômetos da Terra, o Sol é composto de 90% de hidrogênio e 9,9% de hélio. É uma verdadeira usina nuclear, que gera energia sem parar há cerca de 4,6 bilhões de anos.

Tal como ocorre na citação bíblica "faça-se a luz", a luz se fez no sistema solar há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Desde o primeiro raio de sol até os dias atuais, a estrela gera energia ininterruptamente por meio de fusão nuclear.
Como qualquer outro astro, o Sol formou-se a partir de uma nuvem de gazes e poeira até transforma-se em uma enorme esfera constituída majoritariamente por nitrogênio - o "combustível" das reações nucleares.
Como uma autêntica usina nuclear, átomos de hodrogênio se unem continuamente e transformam-se em hélio. O processo de fusão libera uma enorme quantidade de energia, dando origem à energia solar, que é responsável pela vida na Terra.
Antes do processo de fusão nuclear ser desvendado, outras hipóteses foram levantadas para tentar explicar a formação da energia solar.
Uma delas supunha que o Sol produzia energia a partir de reações de combustão. A idéia foi abandonada depois que cálculos revelaram que, de acordo com essa hipótese, o Sol teria pouco mais de um século de brilho até que se apagasse por completo.
Outra suposição mirabolante era a de que a estrela aproveitaria a energia de impactos de asteróides e outros corpos celestes para liberar sua própria energia - o que necessitaria de um volume tão grande de colisões que abalaria a órbita dos planetas.

Nenhum comentário: